segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Espaço, lugar e paisagem!

Nesse trabalho temos o objetivo de informar e esclarecer os significados dessas palavras dentro da geografia. Trazemos de forma simples e resumida uma explicação sobre um assunto que deveria ser de conhecimento de todos, por esse motivo, buscamos por materiais que pudessem nos auxiliar e fizemos esse trabalho tanto para adquirirmos mais conhecimento quanto para que possamos passá-lo adiante.

Espaço geográfico:
Um conjunto de lugares e relações.
O espaço geográfico é um espaço acessível aos homens e por ele utilizado para sua existência.

Lugar:
O lugar é um dos principais conceitos da geografia, que está ligado a espaços familiares. Mesmo mudando o lugar em que vivemos, nossa identidade continua a mesma, porém temos que nos adaptar a este novo lugar. O nosso lugar não é uma realidade sozinha ou isolada. Ele faz parte de um conjunto de lugares que podem ser divididos em diversas redes de relações como a política, a sociedade e a economia.

Um espaço diferenciado:
O espaço diferenciado tem um passado histórico. Esse espaço abrange toda superfície terrestre, porém ainda existem lugares de dificíl acesso ao homem. Com o crecimento da tecnologia, o homem passou a transformar ainda mais a natureza e a usar dos seus recursos provocando impactos anbientais mais intencificados.

Paisagem, o espaço que você pode perceber:
A paisagem é tudo que vemos formando assim um conjunto de elementos, divididos em elementos naturais e humanos ou culturais, podendo ser vista de forma ampla ou reduzida, dependendo do lugar ou situação que estivermos.



Paisagem natural: é aquela onde predominam os elementos naturais, com pouca ou nenhuma intervenção humana. (vista de forma reduzida)

"Paisagem é o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza" (Milton Santos)

Tempo:
O tempo é fundamental para o estudo e análise das paisagens que encontramos hoje no espaço geográfico.
Tempo cíclico: quando um fenômeno se repete em intervalos relativamente curtos.
Tempo histórico: apesar de não existir um consenso, convencionou-se dividir o tempo histórico em século, períodos e idades.
Tempo geológico: usado para contar a história da formação da Terra e dos continentes que, devido à sua duração muito longa é dividida em eras e períodos.

A localização dos lugares no espaço geográfico:
A localização é feita pelas coordenadas geográficas que são latitude, longitude e altitude. Sendo trabalhada como algo abstrato ou concreto. Concreto seria um local onde podemos nos mover, levando em conta as direções e a altitude. Usamos também a rosa-dos-ventos para nos orientarmos pelos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.


Rosa-dos-ventos 
Coordenadas geográficas:
Coordenas geográficas ou terrestres são estabelecidas por linhas imaginárias: paralelos e meridianos.
Alguns paralelos: Trópico de Câncer e Círculo Polar Ártico, no hemisfério norte e Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico, no hemisfério sul.

Sistemas e redes:
A relação entre os diferentes lugares do espaço geográfico é realizada por sistemas. Dos quais são urbanos, rurais, econômicos, políticos, ecológicos, climáticos e muitos outros. Redes é uma denominação dada pela constante troca de produtos e informações de um lugar para outro.

Referências bibliográficas:

ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de. Geografia: geografia geral e do Brasil, KLN Artes gráficas.São Paulo:Ática, 2005.
Página da web: <http://saber.sapo.ao/wiki/Coordenada_geografica> Acesso em: 05 de dezembro de 2009.
Página da web: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Coordenadas_geogr%C3%A1FICAS> Acesso em: 28 de novembro de 2009.
Página da web: <http://www.multirio.rj.gov.br/cime/ME09_004.html> Acesso em: 28 de novembro de 2009.

Integrantes do grupo: Nádia, Júlia, Débora e Gisele.

Um comentário:

  1. Bsuehdishydjdbdydubfjdkshduckndhxdjbsysjvhjdjsvdufvhdjrvagdjhfjxibevjjvrdjbfjfcojevgsuahvegdjbdidhdgjedhdhvrjjsvgxuhfbaiidvdidvgaiebhdjfbhd

    ResponderExcluir